ENERGIA SOLAR EM SALVADOR VAI GARANTIR 10% DE DESCONTO NO IPTU

ENERGIA SOLAR EM SALVADOR VAI GARANTIR 10% DE DESCONTO NO IPTU

Os moradores de Salvador, na Bahia, que tiverem um sistema de geração de energia solar fotovoltaica instalado em seus telhados poderão ter um desconto de 10% no valor pago do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O benefício faz parte do programa IPTU Amarelo que vai conceder desconto às residências que utilizarem a energia solar fotovoltaica na capital baiana. A medida foi anunciada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, durante coletiva de lançamento do sexto eixo do programa Salvador 360 – Cidade Sustentável, iniciativa que envolve diversas ações de incentivo à energia renovável e desenvolvimento urbano sustentável.

Com o forte calor e boa irradiação solar em praticamente todo município de Salvador, a energia solar fotovoltaica apresenta-se como fonte sustentável ideal para geração de energia em casas, condomínios e comércios. A prefeitura ainda não informou a data para início dos descontos no IPTU aos soteropolitanos com sistemas de mini e microgeração distribuída de fonte solar em suas residências. Todavia, a economia gerada pela produção própria de energia elétrica aliada ao desconto no imposto anual faz com que o investimento na instalação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica seja recuperado em até seis anos.

De acordo com o secretário municipal de Sustentabilidade e Inovação, André Fraga, em entrevista ao jornal Correio, o decreto para instituir o programa de incentivo à energia solar fotovoltaica nas casas das famílias de Salvador ainda está em etapa de elaboração, entretanto, a previsão é que entre em vigor até o final deste ano. O IPTU Amarelo será válido apenas para imóveis horizontais e pertencentes a uma única família. “O desconto será dado para geração de energia solar em casas e condomínios, sempre construções horizontais. Às verticais, o foco é o IPTU verde”, comentou Fraga.

Para que o programa entre em operação, deverá ser realizado um mapeamento solar da cidade, identificando as áreas com melhor potencial de geração fotovoltaica. Dessa forma, deverá ser melhor apresentado à população as vantagens da energia solar fotovoltaica e o porquê investir na compra de um kit de energia solar residencial. Além de desconto no IPTU, o programa Salvador 360 Cidade Sustentável terá outras 48 ações como Salvador Capital da Mata Atlântica, Salvador Solar, Hortas Urbanas, Bandeira Azul, Ciclovias, entre outras. Os investimentos estão na ordem de R$ 150 milhões.

IPTU Verde

O programa IPTU Verde já funciona em Salvador e é voltado para construções de empreendimentos imobiliários residenciais, comerciais, mistos ou institucionais que contemplarem ações sustentáveis e de eficiência energética. Para isso, a prefeitura oferece descontos no valor do IPTU, de acordo com um sistema de pontos no Programa de Certificação Sustentável. A medida visa incentivar as construções verdes (green building) no município, transformando Salvador em uma cidade cada vez mais sustentável.

Para enquadrar-se no IPTU Verde, a instalação de painéis solares fotovoltaicos em construções verticais deve atender a, no mínimo, 10% da iluminação das áreas comuns, exceto áreas externas e estacionamentos. Para edificações construídas em uma única unidade imobiliária, a economia gerada pelos painéis fotovoltaicos deverá ser, no mínimo, de 10% do consumo anual total.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Medidas de incentivo à geração de energia solar fotovoltaica em residências deveriam ser adotadas por mais municípios do Brasil, assim como o estímulo a mais construções verdes e de baixo impacto. Se você quer saber mais sobre como funciona a energia solar fotovoltaica e como gerar a sua própria eletricidade para economizar nas contas de luz da sua casa, continue navegando em nosso site ou entre em contato conosco. Aqui você vai encontrar as melhores soluções do mercado para geração e captação de energia solar, placas fotovoltaicas, assistência técnica, projetos de eficiência energética e muito mais.